O Sul da Ilha da Magia que amamos!

A diversidade é a principal característica da Costa Sul da Ilha. Entre as praias do Sul encontram-se opções de lugares quase desertos para quem busca sossego, mar calmo para as famílias, ótimas ondas para os surfistas, combinação de vento e ondas para os praticantes de kitesurf, mirantes, dunas, casarios açorianos, gastronomia típica, comunidade acolhedora e compromisso com a preservação ambiental. 

 

O Sul da Ilha preserva as raízes da colonização açoriana, preservando a arquitetura colonial e com uma comunidade de nativos que possuem muitas características pesqueiras.

 

 

O Campeche se divide em dois perfis diferentes: os campeonatos de Surf do miolo do Campeche e a badalação do Riozinho do Campeche. É umas das praias mais democráticas de Floripa por agradar a diversos públicos. Também é conhecida pela paradisíaca Ilha do Campeche que se destaca por suas águas calmas e cristalinas perfeitas para a prática de mergulho.

 

A Praia do Morro das Pedras é ocupada principalmente por surfistas em busca de boas ondas, já que é considerada uma ótima opção para os surfistas. Outro destaque é o mirante do Morro das Pedras localizado na Casa de Retiro Vila Fátima, que permite uma vista incrível da Praia do Morro das Pedras, Ilha do Campeche e Praia da Armação.

 

 

Praia da Armação: É um dos principais locais de pesca artesanal da Ilha, em que um dos principais sítios arqueológicos do Estado está localizado e seu nome significava armadilha pra baleias. É o segundo balneário mais freqüentado do Sul da Ilha, durante o verão a população aumenta muito na região e, por isso, possui muitas opções para os turistas que movimentam o centrinho durante a noite.

 

Praia do Matadeiro: A calmaria que predomina por ali a torna o melhor destino para quem gosta de viver a praia como ela é realmente, sem barulho e apenas areia, águas limpas e natureza exuberante. Seu nome se deve ao fato de que era ali que as baleias eram abatidas. O acesso não pode ser feito de carro, pois é preciso atravessar um pequeno riacho para chegar até lá.  

 

 

A Freguesia do Ribeirão da Ilha é o reduto gastronômico. O setor se desenvolveu na região e virou mais um atrativo turístico e os restaurantes são referência nacional na gastronomia de frutos do mar. A Igreja com arquitetura dos séculos XVIII e XIX é referência local e continua preservada assim como o artesanato e a renda de bilro.

 

 

O Pântano do Sul é uma das últimas colônias de pescadores da Ilha, formada por descendentes açorianos que ainda mantém os costumes locais e ainda chegam com o nascer do sol em seus barcos repletos de peixes, lulas e mariscos frescos todos os dias. Essa tradição ajuda muito na fama dos restaurantes da região e seus frutos do mar frescos e com bons preços.

 

Além de águas cristalinas, a Praia dos Açores oferece trilhas com visuais deslumbrantes em meio à Mata Atlântica, cercado por morros do Pântano, Costa de Dentro, do Trombudo e do Córrego dos Naufragadas que cercam a praia. O mar oferece condições para o surf, mas a praia ainda é pouco freqüentada, priorizando então o descanso de quem passa por ali.

 

 

 

Um refúgio escondido, procurado pela sua beleza e tranqüilidade, só podia ser a Praia da Solidão. É um paraíso pouco explorado, o que garante aos visitantes um belo cenário longe dos grandes agitos. Por Possui uma trilha que leva até a cachoeira que forma uma piscina natural e proporciona banhos refrescantes em águas transparentes aos visitantes, cercada por muito verde.

 

No extremo sul chegamos à última praia: paradisíaca com seu farol e vista para as ruínas da Fortaleza de Araçatuba guarda mistérios históricos e é praticamente virgem de turistas, esta é a Praia de Naufragados. Só é possível chegar lá por trilha ou barco, o que garante tal exclusividade.

 

Para quem procura aventura, privacidade e natureza o destino é a Praia do Saquinho com sua beleza incrível. Seu acesso se dá apenas por uma trilha que entra mata a dentro que necessita de cautela. No trajeto, vários riachos com água fresca.

 

A Lagoinha do Leste é a escolha certa para quem está em busca da combinação de natureza e aventura que pode ser desbravada por uma linda trilha, que recompensa todo esforço, e pode ser encontrada por trilhas saindo do Pântano do Sul ou pela Praia do Matadeiro ou de barco.

Please reload

Please reload

Please reload

Posts Recentes
Reserve já!
Siga o Pulau
Arquivo
  • ICON_face
  • ICON_insta

Pulau Pousada todos os direitos reservados.

Pulau Pousada todos los derechos reservados.

Aceitamos os cartões:

Aceptamos las tarjetas: