Conheça o Sul da Ilha: 10 dicas para se encantar com Florianópolis

November 24, 2017

 

Vai ser difícil chegar ao fim da postagem de hoje sem querer colocar o traje de banho e correr para o mar. Na região onde estão localizadas algumas das praias mais belas de Florianópolis, o Sul da Ilha é repleto de paisagens pouco urbanizadas, natureza quase intocada e paisagens paradisíacas perfeitas. A região também é repleta de antigas colônias de pescadores que ainda preservam a história e a cultura dos nativos manezinhos da ilha, e é um esconderijo para quem busca calmaria e um visual fascinante.
Se você ainda não conhece os encantos do sul de Floripa, está perdendo: com belezas de tirar o fôlego, são diversas praias que podem ser facilmente acessadas de carro a partir do centro da cidade, ou da Lagoa da Conceição. O litoral da região também possui algumas praias mais remotas, de beleza bruta, que só podem ser visitadas através de trilhas ou de barco. Separamos as que você não pode deixar de conhecer!

 

O que conhecer no Sul da Ilha?

 

As Praias no Sul da Ilha são conhecidas pelo seu aspecto rústico, e por seus paraísos de natureza selvagem. A região é uma das preferidas dos surfistas, e oferece muitas atrações:

 

1 - Praia dos Açores

 

A Praia dos Açores fica entre as praias do Pântano do Sul e da Solidão, e é um excelente lugar para quem busca sossego.O acesso é tranquilo, assim como a praia, que é ideal para famílias por sua enorme faixa de areia,  e de lá ainda é possível seguir para à praia da Solidão: Uma trilha leve, com cerca de 10 minutos entre as pedras, liga as duas praias. 

 

2 -  Praia do Matadeiro

 

Uma das praias mais bonitas de Floripa, ela só pode ser acessada a pé, numa trilha pequena e simples, de menos de 1km. Cercada por um grande morro, o lugar fica protegido dos ventos e é refúgio de quem curte uma vibe mais tranquila. Suas águas cristalinas e geladas tem ondas mais agitadas que a praia vizinha, a Armação. 

 

3 - Praia do Campeche

 

O  Campeche é uma das praias do Sul de Floripa preferidas entre os surfistas, com sua costa grande de areias claras e mar agitado. Ao redor, um bairro populoso e bem estruturado de moradores nativos e população vinda de fora oferecem uma boa variedade de comércio, serviços e alimentação.
O grande destaque aqui é que o visitante pode ir até a Ilha do Campeche, lugar que impressiona por suas águas claras e sua preservação ambiental. O passeio é feito de barco, é rápido e vale muito a pena! 

 

4 - Bar do Arantes

Se você visita o sul da Ilha, tem um ponto de parada obrigatório: o Bar do Arantes. Com comida típica brasileira, e pratos saborosos que valorizam os frutos do mar, o local tem uma tradição como uma das suas marcas registradas: os visitantes de todo o mundo deixam bilhetinhos que são espalhados em todas as paredes. Vale a pena conferir!

 

5 - Ostradamus

 

Outro ponto obrigatório para quem aprecia uma boa gastronomia é o Restaurante Ostradamus. A Ostra é o principal item do cardápio do restaurante que é especializado em peixes e frutos do mar. Não bastassem as delícias servidas na mesa, o visual por lá é deslumbrante.

 

6 - Lagoa do Peri

 

O Parque Municipal da Lagoa do Peri é uma reserva biológica que guarda a maior lagoa totalmente de água doce potável da costa catarinense, com cinco quilômetros quadrados de espelho d’água. Ideal para passeios em família, o lugar oferece uma boa estrutura para quem deseja desfrutar de um dia agradável de descanso.

 

7 - Praia da Armação

 

É uma praia de águas geralmente mais calmas, num cenário bucólico composto por vários barcos de pescadores. Um recantos tranquilo para curtir com a família, com alguns restaurantes ao redor que oferecem deliciosos frutos do mar.

 

8 - Praia da Solidão

​Embora os mais antigos ainda a chamem de Praia do Rio das Pacas, o local ganhou o nome de “Solidão” em meados dos anos 1960, por conta da localização que é bastante escondida e remota. Excelente opção para quem deseja sossego e paz.

 

9 - Lagoinha do Leste

A praia da Lagoinha do Leste é a mais selvagem da Ilha, e uma das mais belas da região Sul de Floripa. Preservada por leis ambientais, só é possível chegar lá por trilhas ou embarcações. As trilhas exigem um pouco mais de preparo físico, mas as paisagens compensam o esforço. 
 

10 - Trilhas
 

O sul da Ilha também é cheio de trilhas e aventura. As mais conhecidas são:

  • Trilha da Caieira da da Barra do Sul, na Praia de Naufragados

  • Trilha entre a Praia da Solidão e Praia de Naufragados

  • Trilha entre o Pântano do Sul e a Praia da Lagoinha do Leste

  • Trilha entre a Praia do Matadeiro e a Praia da Lagoinha do Leste

  • Trilhas na Ilha do Campeche

  • Trilhas ecológicas da Lagoa do Peri

O sul de Florianópolis é repleto de belezas e atrações para os mais variados gostos. Se você ainda não conhece, está perdendo! 

 

E então, gostou de nossas dicas? Conta para a gente!

Please reload

Please reload

Please reload

Posts Recentes
Reserve já!
Siga o Pulau
Arquivo
  • ICON_face
  • ICON_insta

Pulau Pousada todos os direitos reservados.

Pulau Pousada todos los derechos reservados.

Aceitamos os cartões:

Aceptamos las tarjetas: