Passeios imperdíveis: Lagoa do Peri

December 4, 2018

 

A Lagoa do Peri é a maior lagoa totalmente de água doce potável da costa catarinense, com cinco quilômetros quadrados de espelho d’água. É também, o maior manancial de água potável da Ilha. No verão, a lagoa costuma ser bastante frequentada por banhistas que buscam um recanto mais calmo. Não há muitas opções para comer, há um restaurante-bar e uma lanchonete apenas. Uma boa dica é fazer um piquenique. Opções de hospedagem na própria Lagoa do Peri não existem. O ideal é se hospedar em alguma praia próxima.

 

O Parque Municipal da Lagoa do Peri é uma reserva biológica, tendo bastante sombra, rico em fauna e flora. Além disso, ouvem-se diversos pássaros por ali.

A Lagoa do Peri é abastecida por um conjunto de mananciais hídricos que nascem nas encostas do Sul da Ilha. Toda a região está preservada como patrimônio natural pelo decreto municipal nº 1.828. Menos explorada que a Lagoa da Conceição, na Lagoa do Peri ainda se pode encontrar Mata Atlântica Primária. Com alguma sorte, pode-se ver o jacaré-de-papo-amarelo, que, de acordo com biólogos, é inofensivo ao homem.

 

Nas cercanias da Lagoa, na divisa entre Pântano do Sul e Ribeirão da Ilha, existe o pacato e peculiar Sertão do Peri. Os habitantes dessa região não gostam de muita publicidade, mas o lugar é muito bonito e, ainda, rural. A energia demorou em chegar, o que fez manter características de comunidade antiga.

 

Entre as atividades que ainda se vê por lá estão os alambiques para a produção de aguardente de cana, agricultura e práticas artesanais de produção de farinha de mandioca (aos quais até pouco tempo ainda eram em engenhos movidos por tração animal ou roda d’água). Como herança ainda há olaria, caminho antigo pavimentado por escravos, e típicas habitações rurais de arquitetura simples, com influência da colonização portuguesa.

 

 

Características Naturais da Lagoa do Peri

 

É a maior lagoa de água doce da costa catarinense. São 5,2km² de extensão; 11m de profundidade. O Parque Municipal da Lagoa do Peri possui 2.030 há. de unidade de conservação e 20,3 km² de bacia hidrográfica. Suas águas não são afetadas pelas oscilações da maré, pois está a cerca de 3m acima do nível do mar.

O Parque Municipal da Lagoa do Peri é um dos principais ecossistemas em estágio de preservação e regeneração da Mata Atlântica original. É berçário de animais típicos, como a Lontra e o Macaco-prego. E até aves ameaçadas são encontradas, como é o caso da Gralha-azul.

 

História da Lagoa do Peri

 

Tudo começou no século XVIII a partir da Freguesia de Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão, núcleo de colonização açoriana. Em meados de 1981, a Lagoa do Peri foi tombada como Patrimônio Natural pelo Decreto Municipal nº 1828, em 1976. Com 23km², a área foi transformada em 1981 em Parque da Lagoa do Peri, estando, desde então, sob jurisdição da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram).

 


 

 

Please reload

Please reload

Please reload

Posts Recentes
Reserve já!
Siga o Pulau
Arquivo
  • ICON_face
  • ICON_insta

Pulau Pousada todos os direitos reservados.

Pulau Pousada todos los derechos reservados.

Aceitamos os cartões:

Aceptamos las tarjetas: