As Praias de Floripa: Um Guia Completo

November 21, 2017

 

Florianópolis é hoje considerada uma das capitais mais bonitas do Brasil e é fácil entender o porquê: A chamada “ilha da magia” possui cerca de 100 praias, muitas delas pouco exploradas e cercadas por paisagens quase intocadas de natureza selvagem. E se você já visitou a ilha, há de concordar com a gente quando afirmamos: a qualidade das praias de Floripa é inegável.
O mais legal é que, segundo a ONU, Florianópolis possui o terceiro melhor índice de qualidade de vida do Brasil, e o título foi conquistado porque a cidade consegue aliar a beleza de suas paisagens a uma boa infraestrutura para receber os milhares de turistas que a visitam todos os anos. 

 

O seu guia das melhores praias de Floripa

 

Com já mencionamos, Florianópolis possui mais de 100 praias, algumas tão remotas que ainda não possuem nome. As mais belas, em sua maioria, possuem água cristalina e uma boa variação na força das ondas. Se você procura praias calmas, você encontrará diferentes opções ao longo da ilha. Agora, se você busca um mar mais agitado para a prática de esportes, adivinha? Você também vai encontrar.
As praias do norte e leste da ilha  são as mais conhecidas, e por isso, apresentam um pior índice de qualidade de água. Mas as belezas naturais por lá também são de tirar o fôlego. Como é de se esperar, por serem muito conhecidas, praias como Jurerê, Praia Brava e Praia Mole, recebem muitos visitantes ao longo de todo o ano, o que pode gerar uma grande muvuca e complicações do trânsito no trajeto até elas.  
Já as praias do sul, como a praia dos Açores e Pântano do Sul, são as que possuem as paisagens mais remotas e paradisíacas e são menos frequentadas. Além disso, o sul é repleto de trilhas, natureza intocada e uma calmaria perfeita para quem procura descansar sem se preocupar com a agitação.
Quer você goste de badalação, ou quer você goste de calmaria, separamos as praias de Floripa que nós achamos que você deve conhecer:

 

1 - Praia dos Açores

 

 

A praia dos Açores fica em um dos locais mais bem planejados do extremo sul da Ilha de Santa Catarina. Por lá, o acesso é feito por uma avenida asfaltada e todas as ruas secundárias possuem calçamento. A praia tem grande faixa de areia, águas limpíssimas e cristalinas com ondas medianas. Cercada pela força da Mata Atlântica, por belos morros e montanhas, as praias do Pântano do Sul, da Costa de Dentro, da Lagoinha do Leste, da Solidão, Trombudo e do Córrego dos Naufragados, oferecem diferentes cachoeiras e trilhas ecológicas aos amantes da natureza. 

 

2 - Pântano do Sul

 

A paisagem é o grande diferencial do Pântano do Sul: o cenário paradisíaco é aliado aos barcos de pescadores ancorados na orla, pássaros atrás de alimentos à beira mar e casinhas na encosta do morro que deixam tudo com cara de “filme bucólico”. Não bastasse isso, a praia, que fica ao sul da ilha, ainda tem uma rota gastronômica com excelentes restaurantes de frutos do mar para quem deseja conhecer a culinária local. 

 

3 - Praia da Armação

 

A praia da Armação era um balneário de pescadores, e já foi mais calma no passado, mas continua sendo uma das mais bonitas do sul da ilha, com seu ar rústico e provinciano. Próxima do centrinho do bairro, ela é cercada por igrejinha, mercado, restaurantes e sorveterias: tudo para que o turista vivencie todos os aspectos culturais de Floripa.

 

4 - Praia da Solidão

 

Considerada um refúgio para quem busca tranquilidade, a praia do solidão é quase deserta e cheia de beleza. A areia branca, as águas claras e os verdes morros de Mata Atlântica que a cercam formam um cenário de tirar o fôlego. O legal é que no fim da faixa de areia, é possível fazer uma pequena trilha e se refrescar em um banho de cachoeira de águas limpas e claras que fica próxima da praia. 

 

5 - Praia do Naufragados

 

 

Pouco conhecida, a Praia dos Naufragados encontra-se em uma área de preservação ambiental, no Parque Estadual do Tabuleiro. Ela é perfeita para quem ama ecoturismo, já que possui uma trilha repleta de natureza densa que é recompensada pela bela paisagem. O cenário por lá encanta até os mais exigentes.

As praias que separamos aqui tem em comum uma característica: paisagens lindíssimas, de tirar o fôlego. Nas que possuem trilha, lembre-se de acordar cedo para não ter que retornar do passeio no escuro da noite, e além disso, leve repelente, use filtro solar e aproveite o passeio!

 

Gostou das nossas dicas? Conhece alguma das praias? Conta pra gente!
 

Please reload

Please reload

Please reload

Posts Recentes
Reserve já!
Siga o Pulau
Arquivo
  • ICON_face
  • ICON_insta

Pulau Pousada todos os direitos reservados.

Pulau Pousada todos los derechos reservados.

Aceitamos os cartões:

Aceptamos las tarjetas: